Nacional

Projecto Holandês: 25 mil alunos beneficiam de blocos sanitários

2016-10-19 12:33:44 (UTC+01:00)

Trata-se de um projecto holandês cujo enfoque principal, em Moçambique, é de melhorar a limpeza ao nível das famílias e crianças, em idade escolar, e desenvolver as capacidades municipais na área do saneamento.

MAPUTO-Os municípios de Xai-Xai e Chókwè, na província meridional de Gaza, Inhambane e Maxixe, província meridional de Inhambane, Chimoio, Manica e Gondola, na província central de Manica, e Beira, na província central de Sofala, vao beneficiar sanitários com o objectivo de combater o fecalismo a céu aberto e melhorar a higiene e saneamento a nível das escolas primárias.

Os referidos sanitários, segundo apurou o “Notícias”, beneficiam neste momento mais de 25 mil alunos das escolas primárias dos oito municípios das quatro províncias contempladas que, para o efeito, trabalham em parceria com o FUSP no país.

A coordenadora do FUSP em Moçambique, Tsisca Lems citada pelo Noticias disse que os blocos sanitários em referência foram desenhados para serem robustos, de fácil limpeza e acessíveis a todas as crianças, para além de serem adaptados para raparigas e rapazes com deficiência.

Para além disso, segundo a coordenadora do programa, os balneários em causa foram construídos em locais visíveis e de fácil acesso de modo a possibilitar o seu controlo pelas autoridades escolares.

Fez saber ainda que, para garantir o bom uso e consequente manutenção dos blocos sanitários, o FUSP tem efectuado visitas regulares de acompanhamento, nas quais, de entre outras actividades, tem sensibilizado os alunos sobre o uso dos balneários e as boas práticas de higiene a serem observadas. [VM]