Nacional
Proposta do PQG submetido à AR para debate
2020-03-17 06:52:00 (UTC+00:00)
O Governo submeteu, a 6 de Março corrente, o Plano Quinquenal (PQG) 2020-2024 para apreciação e debate na I Sessão Ordinária da Assembleia da República (AR), marcada para 25 deste mês.
MAPUTO- O Executivo compromete-se a concentrar as suas acções na manutenção da paz, na estabilidade social e económica e o crescimento inclusivo e sustentável.
No documento, com 62 páginas, distribuído às comissões parlamentares de trabalho, o Governo diz que vai também dedicar maior atenção na questão das “mudanças climáticas, criação de emprego, melhoria da qualidade dos serviços públicos, dinamização da produtividade e competitividade da economia e promoção do empreendedorismo e da inovação tecnológica”.
O objectivo é garantir a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das famílias moçambicanas, reduzir as desigualdades sociais e a pobreza, assim como criar estabilidade macro-económica e consolidação das finanças públicas.
Pretende-se, no âmbito do mesmo Plano, reforçar a democracia, preservar a unidade e coesão nacional, promover a boa governação, descentralização, justiça social, fortalecer a gestão reforço da cooperação internacional.
As acções estão ajustadas dos objectivos plasmados nos instrumentos nacionais e internacionais de médio e longo prazos, dos quais a Agenda 2025, os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM) pós 2015, a Agenda 2063 da União Africana, entre outros.
Fonte:Jornal O País