Nacional

Qatar Petroleum celebra acordo com a ExxonMobil para exploração de gás

2018-12-11 04:04:04 (UTC+00:00)

A Qatar Petroleum (QP) acaba de celebrar um acordo com a ExxonMobil para adquirir 10 por cento de participação em três blocos de exploração (pesquisa) offshore nas bacias de Angoche e Zambeze, em Moçambique.

O acordo está sujeito à aprovação do Governo de Moçambique e, pós a anuência, os vários parceiros que compõem o consórcio serão formados por afiliadas da ExxonMobil (operadora), que detém 50 por cento de participação, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) com 20 por cento, a Rosneft com 20% e a Qatar Petroleum com 10 por cento, segundo foi anunciado, no sábado, em comunicado citado pelo diário electrónico “Cartamz”.
.

O Ministro de Estado para Assuntos Energéticos e CEO da Qatar Petroleum, Saad Sherida al Kaabi, disse que “temos o prazer de assinar este acordo com a nossa parceira de longa data, a ExxonMobil, para participar na exploração destas bacias marítimas fronteiriças em Moçambique. Este é um grande passo para a Qatar Petroleum, pois marca a sua primeira incursão nas promissoras bacias offshore de Moçambique”, acrescentando que 'esperamos que os esforços de exploração, que começarão em breve, sejam bem-sucedidos e esperamos colaborar com a ExxonMobil, Rosneft e ENH nesta oportunidade'.

Os blocos offshore são A5-B, na bacia de Angoche, e Z5-C e Z5-D, que se encontram na bacia do Zambeze. Ambas as bacias são de fronteira (marítima) e pouco exploradas. Os dois blocos do Zambeze têm uma área total de cerca de 10.200 km2 com profundidades de cerca de 200 a 2.000 metros, enquanto o bloco da bacia de Angoche tem uma área de cerca de 6.450 km² com profundidades de água de 1.800 a 2.500 metros.[CC]