Nacional

Rádios Comunitárias serão fortalecidas em Moçambique com financiamento da Noruega

2024-06-20 12:55:57 (UTC+01:00)

Vinte e cinco Rádios Comunitárias (RCs) em Maputo, Nampula e Cabo Delgado serão fortalecidas ao longo dos próximos quatro anos por meio do Projecto de Rádios Comunitárias (CRP).

O projecto tem como objectivo principal a promoção do acesso à informação, a participação activa das comunidades, principalmente de jovens, a inclusão de pessoas com deficiência e a transformação digital.

A iniciativa também prevê a capacitação de mais de 250 jornalistas dessas rádios. A informação foi tornada pública pelo Director Executivo das rádios comunitárias, Sérgio Chusane, durante a cerimónia de assinatura do contrato de implementação do CRP4, realizada, ontem, em Maputo, com a presença do Embaixador da Noruega em Moçambique, Haakon Gram-Johannessen.
“A presente iniciativa, que pretende envolver a inclusão, é muito importante para nós. Pretendemos trabalhar mais com os actores de mudança na sociedade civil. Achamos que essa é a melhor forma de apoiar o processo democrático neste país,” disse o embaixador Gram-Johannessen.

Por sua vez, Sérgio Chusane ressaltou a importância da transformação digital no processo de democratização da informação.
“As rádios passarão por um processo de digitalização, permitindo que o sinal da rádio seja acessível através de plataformas digitais e que os processos internos também sejam digitalizados”, afirmou Chusane.