Nacional
Recenseamento está a decorrer sem sobressaltos
2017-08-13 07:31:46 (UTC+01:00)
Mais de 11 milhões de habitantes foram contabilizados nos primeiros nove dias do IV Recenseamento Geral da População e Habitação em Moçambique.
MAPUTO- A informação foi avançada sexta-feira, em Maputo, pelo Presidente do Instituto Nacional de Estatísticas, Rosário Fernandes.
Rosário Fernandes adiantou que o recenseamento está a decorrer sem sobressaltos e os resultados preliminares serão conhecidos até ao dia 30 de Dezembro.
"Tudo está a caminhar de uma forma normal, é normal que apareçam tumultos, isso acontece em qualquer situação, fomos resolvendo os problemas, os últimos dias acabam sendo determinantes", declarou Rosário Fernandes, numa alusão a protestos de agentes recenseadores, nos primeiros dias da operação, que começou no dia 01.
O presidente do INE afirmou que os resultados definitivos serão apurados até ao dia 30 de Junho do próximo ano, tempo necessário para uma contagem precisa dos dados que estão a ser colectados no recenseamento.
Para abranger agregados familiares que não tenham sido recenseados durante os 15 dias do recenseamento e completar dados em falta, serão deslocadas equipas de piquete e recenseadores para o chamado inquérito de cobertura, acrescentou Rosário Fernandes.
O INE prevê registar, de 01 a 15 de Agosto, 27 milhões de habitantes, no âmbito do IV Recenseamento Geral da População e Habitação. [FM]