Nacional

Reduzem casos de óbitos por malária no país

2019-06-13 14:28:55 (UTC+01:00)

Lorna Gujaal, chefe de Departamento de epidemiologia do Ministério da Saúde, revelou hoje que houve um redução acentuada no caso de morte por malária no país.

MAPUTO- De acordo com Gujaal, de Janeiro à 10 de Junho foram registados cerca de três milhões oitocentos e dezoito mil casos de malária, e pelo menos quatrocentos e vinte cinco pessoas morreram comparativamente ao igual período do ano anterior.

A chefe de Departamento de epidemiologia do Ministério da Saúde falou ainda que os ciclones que afectaram a zona centro e norte do País causam um agravamento nos casos de malária devido ao acumulo de água.

"A situação da malária sofreu algumas alterações devido as intensas chuvas dos ciclones onde algumas regiões registaram muitos casos devido o acúmulo de água", disse Lorna Gujaal, e explicou que o Ministério da saúde está a desenvolver diversas acções através da distribuição de redes mosqueteiras nos centros de acomodação e a pulverização intra-domiciliaria até o fim do ano de modo a abranger toda população afectada.

Houve também mudanças no perfil epidemiológico nos casos de diarreia devido ao consumo de água imprópria e o fraco saneamento, "estamos a trabalhar com as comunidade com o intuito de incentivar a educação para saúde, uso e distribuição de purificadores de agua".

Lourna concluiu apelando a população a manterem a higiene individual e colectiva com vista a baixar o índice de epidemiológico em todo território nacional.