Nacional
Regadios de Maputo têm abastecimento de água suspenso
2016-12-15 12:42:05 (UTC+00:00)
Devido ao baixo caudal do rio Limpopo, o governo decidiu suspender o fornecimento de água aos regadios da província de Maputo.
MAPUTO- A Barragem dos Pequenos Libombos vai parar de fornecer água aos regadios, a partir desta quinta-feira, porque os níveis de água continuam abaixo do normal.
A escassez de água na Barragem dos Pequenos Libombos, responsável pela retenção de água para a subestação de captação e tratamento de Umbelúzi, que, por sua vez, abastece as cidades de Maputo, Matola e o distrito de Boane, está a ser causada pela seca que desde o início do ano assola sete províncias do país, incluindo todas as províncias da região sul.
“Esta é uma situação que estamos a gerir desde o ano passado. De lá para cá, interrompemos a produção de energia. Gradualmente, fomos diminuindo a água para as grandes empresas que fazem agricultura e para as pequenas também, de 75 por cento, depois para 50, agora estamos a 25 por cento. A continuar assim, teremos que ter outros cenários de gestão, que passam por interditar a água aos regantes, explicou o ministro dos Recursos Hídricos, Carlos Bonete.
Carlos Bonete, citado pelo O País, diz que o ideal seria que a chuva caísse em grandes quantidades nos próximos dias, para reanimar a capacidade de descargas da barragem, que é de 4.2 metros cúbicos. [FI]