Nacional
"Reiteramos o convite para que a África do sul se junte a nós" Nyusi
2017-08-26 14:48:15 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, ontem em Maputo, que a interacção entre Moçambique e a África do sul deve reflectir-se da melhoria do bem-estar dos respectivos povos.
MAPUTO- Nyusi falava no âmbito da comissão binacional Moçambique–África do sul e enalteceu o apoio sul-africano aos esforços visando o alcance da paz efectiva, no país.
O Chefe do Estado convidou o empresariado da África do sul a investir nas oportunidades de negócio que Moçambique dispõe.
"Moçambique está igualmente a viver um momento em que os seus investimentos são condicionados às regras monetárias internacionais o que tem estado a limitar as iniciativas de realização de muitos projectos em carteira no nosso plano quinquenal do governo. Reiteramos o nosso convite para que a África do sul se junte a nós, para darmos substância aos projectos-âncora em Moçambique com destaque para os de geração de transmissão de energia eléctrica, transporte, comunicações, turismo, agro-processamento, pecuária e mineração, entre muitas áreas da economia sustentável" frisou o Presidente da República, Filipe Nyusi.
Os governos dos dois países destacam a necessidade de fortificar a cooperação bilateral para ultrapassar os principais obstáculos que enfrentam.
O desenvolvimento da economia e da indústria, a nível regional, e a resolução de conflitos políticos, são alguns dos pontos prioritários e comuns, identificados pelos Presidentes Filipe Nyusi e Jacob Zuma. [FM]