Nacional

Renamo acusa FDS de tentarem assassinar Dhlakama

2015-05-19 13:41:08 (UTC+01:00)

A Renamo acusou ontem as Forças de Defesa e Segurança (FDS) de terem atacado as suas tropas e de tentativa de assassinato do seu líder, Afonso Dhlakama, através de uma “emboscada” falhada na região de Sofala.

Maputo- Falando em mais uma sessão de diálogo político, a delegação da Renamo disse que os ataques a suas posições tiveram lugar no dia 16 do mês em curso, na região entre as províncias de Gaza e Inhambane (zona não especificada) e não há informações de vítimas.

“Nós manifestamos aqui a nossa preocupação, porque isto é mais uma violação aos acordos de 5 de Setembro passado”, disse o chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiane.

Sobre a alegada emboscada a Dhlakama, Macuiane disse ter informações provenientes dos seus peritos militares de que efectivos das FDS tinham sido destacados, semana finda, para criar um cerco nas zonas de Mucodza e Satungira, em Sofala, na esperança de que o líder da “perdiz” pudesse por ali passar durante a sua deslocação ao norte do país, onde actualmente se encontra. [FM]