Nacional

Renamo ameaça inviabilizar governação da Frelimo em Marromeu

2018-12-22 07:46:19 (UTC+00:00)

A Renamo ameaça inviabilizar a governação da Frelimo no município de Marromeu, província de Sofala.

Falando ontem, em Maputo, após a validação dos resultados da segunda volta das eleições em Marromeu, pelo Conselho Constitucional (CC), José Manteigas, da Renamo, afirmou que “brevemente” vai detalhar sobre como será inviabilizada a governação naquele município.

“Oportunamente, os moçambicanos saberão porquê e como não se vai governar em Marromeu”, disse Manteigas citado pela AIM.

A fonte considera paradoxal o facto de o CC validar as eleições, mesmo tendo reconhecido que se registaram “graves irregularidades que perigaram o processo”.

“Mesmo sabendo que em Marromeu ocorreram irregularidades mais graves que na primeira volta, o Conselho Constitucional validou as eleições”, lamentou.

Acrescentou que “o Conselho Constitucional reconhece que todo mau comportamento periga o processo. É em face desse comportamento que é inconcebível que o CC diga que a Renamo perdeu.”

“Mais uma vez o CC vilipendiou toda a verdade eleitoral”, sublinhou.

Entre as irregularidades registadas, Manteigas citou agressões a jornalistas e roubo de urnas. “É incrível a deliberação do Conselho Constitucional.”[CC]