Nacional

Renamo anuncia ocorrência de novos confrontos com o exército

2015-07-25 06:45:40 (UTC+01:00)

A Renamo revelou a ocorrência de novos confrontos com o exército desde a manhã de ontem na província de Tete, e a fuga de populações para o vizinho Malawi.

MAPUTO- Segundo a Lusa, o porta-voz da Renamo disse que as posições do braço armado da força política começaram a ser atacadas desde as 10:40, na zona de Ndande, posto administrativo de Zobué, no distrito de Moatize, e que, até ao início da tarde, os confrontos ainda não tinham cessado.

Segundo Muchanga, as forças governamentais procuravam atacar uma base da Renamo naquela região, mas foram repelidas e "fugiram em debandada", não havendo informações sobre baixas.

A mesma fonte afirmou que as tropas do Governo usaram armamento pesado e atingiram casas de civis e que as populações residentes naquela zona fronteiriça fugiram para o vizinho Malawi.

Aquela zona de Tete, centro, tem sido palco de confrontos entre Governo e o braço armado do maior partido de oposição, que conserva no local uma das suas bases militares mais importantes.

Há um mês, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, admitiu ter autorizado uma emboscada às forças de defesa e segurança para evitar uma nova movimentação das suas tropas e pediu uma comissão de inquérito parlamentar. [FM]