Nacional
Renamo ataca coluna de viaturas e causa dois feridos em Machanga
2016-12-07 06:35:36 (UTC+00:00)
Dois feridos ligeiros e danos materiais na viatura é o balanço do ataque, protagonizado por homens armados da Renamo, à primeira coluna de viatura escoltada pelas Forças Armadas de Defesa e Segurança (FDS) que anteontem partiu de Muxúnguè para Save.
MAPUTO-A emboscada aconteceu no povoado de Pinda, no distrito de Machanga, 45 quilómetros da ponte sobre rio Save, na Estrada Nacional nº 1, em Sofala.
A incursão armada teve como alvo uma viatura civil de transporte de passageiros pertencente às Linhas Terrestres de Moçambique (LTM), onde estavam a bordo as vitimas que tinham como destino Maputo, idos da província de Tete.
Os ferimentos foram causados por estilhaços de vidros quebrados por acção de balas e pânico vivido pelos passageiros na hora dos disparos.
Uma das vítimas do sexo feminino, cujo nome não apurámos, contraiu ferimentos na zona toráxica, e a do sexo masculino nas costas, segundo revelou ao “Diário de Moçambique” o porta-voz do comando provincial da Polícia em Sofala, Daniel Macuácua.
Daniel Macuácua precisou que, logo após o ataque, as pessoas feridas foram prontamente socorridas para o Centro de Saúde de Save onde receberam tratamentos médicos e seguiram a sua viagem.
“As Forças de Defesa e Segurança reiteram e condenam acções belicistas da Renamo, vão continuar no terreno e prontas para garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas. Mesmo com estes ataques a coluna continuou até ao seu destino”, disse Macuácua.[AM]