Nacional
Renamo elege hoje sucessor de Dhlakama
2019-01-17 05:03:19 (UTC+00:00)
A Renamo elege hoje, último dia dos trabalhos do seu VI Congresso, o líder que vai suceder a Afonso Dhlakama, falecido a 3 de Maio do ano passado. Dhlakama liderou a organização durante 41 anos.
MAPUTO- São cinco militantes que formalizaram a candidatura à presidência da Renamo durante o congresso que arrancou na terça-feira.
Para além de Ossufo Momade, líder interino, Elias Dhlakama, irmão do falecido líder, e Manuel Bissopo, que já eram conhecidos, entraram na corrida, o general Hermínio Morais, que foi cabeça de lista derrotado na cidade de Maputo, e Juliano Picardo, deputado da Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Tete.
O congresso junta 700 delegados e convidados e deverá debater, além da sucessão de Dhlakama, as negociações de paz no país, a revisão dos estatutos e a eleição de um novo secretário-geral.
Participam do congresso como convidados o Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), de Raúl Domingos, antigo número dois da Renamo, e o Partido Renovador Democrático (PRD).