Nacional

Renamo nega substituição de mediadores internacionais na comissão mista

2016-12-25 07:37:21 (UTC+00:00)

A Renamo, não concorda com a substituição do grupo de mediadores internacionais na Comissão Mista, cuja missão é preparar o encontro entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e Afonso Dhlakama, líder da Renamo.

MAPUTO- Esta posição foi manifestada pelo porta-voz daquele partido, António Muchanga, em conferência de imprensa realizada sexta-feira na capital moçambicana.

De acordo com a AIM que cita a edição de ontem do Notícias, a Renamo convocou a imprensa para dissipar alguns equívocos que estão a alimentar a opinião pública e nacional e internacional quanto à alegada tentativa de afastar os mediadores internacionais na Comissão Mista e sua substituição por figuras nacionais, como, por exemplo, o Joaquim Chissano, antigo Presidente moçambicano.

Muchanga disse, na ocasião, que Joaquim Chissano, antigo Estadista moçambicano, teria manifestado, na terça-feira, a sua disponibilidade de mediar as negociações que decorrem há quatro anos em Moçambique. Contudo, Muchanga defende que o antigo Estadista moçambicano não é elegível para o efeito, uma vez que o Acordo Geral de Paz não foi cumprido na letra durante o seu mandato.

Os mediadores do diálogo político entre o Governo e a Renamo, quando deixaram o país afirmaram que só regressarão ao país se forem convocados pela Comissão Mista. [FI]