Nacional
Renamo vai usar espírito de Matsangaíssa para retaliar ataque
2015-09-17 12:24:55 (UTC+01:00)
O Secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, disse esta quinta-feira, que o seu partido vai usar todos meios que estiverem ao seu alcance para responder ao ataque militar sofrido pela comitiva do seu líder, no último sábado, na região de Chibata, Manica.
MAPUTO - “Convocamos esta conferência de imprensa para falarmos face ao atentado protagonizado pelas Forças de Defesa e Segurança, que visava assassinar o presidente Dhlakama… Condenamos veementemente e repudiamos o ataque. Viemos informar aos jornalistas que a Renamo vai usar todos meios que estiverem ao seu alcance para reagir ao ataque, até vai usar o espírito de André Matsangaíssa”, disse Secretário-geral daquela formação política Manuel Bissopo, garantindo não ser uma declaração de guerra.
Segundo contou Bissopo, o ataque que é tido como da responsabilidade das Força de Defesa e Segurança (FDS), houve 12 baixas desta força e cinco feridos dos quais quatro da guarda do líder da Renamo.
Quando questionado pelos jornalistas em torno de provas vivas destas mortes, o secretário daquela maior formação política da oposição no país limitou-se a dizer: “Caros jornalistas, os comandos da Renamo receberam ordens para abater e assim fizeram”.
Entretanto, o país vive momentos de tensão política desde a divulgação dos resultados das últimas eleições gerais que tiveram lugar a 15 de Outubro de 2014, em que a Renamo não reconhece os resultados e exige governar de forma autónoma nas províncias em que venceu o escrutínio.[OD]