Renamo volta a atacar viaturas civis esta sexta-feira
2016-02-12 10:36:57 (UTC+00:00)
Os homens armados da Renamo voltaram a protagonizar mais ataque a viaturas civis esta sexta-feira, no troço Rio Save –Muxúnguè, em cumprimento da orientação do chefe de mobilização em Sofala, Horácio Calavete.
BEIRA - Horácio Calavete, apareceu na última segunda-feira a prometer o “controlo” de viaturas que circulam nas Estradas Nacionais 1 e 6, nomeadamente troço Rio Save – Muxúnguwè e Beira-Machipanda, respectivamente.
Deste pronunciamento já resultaram em seis ataques de viaturas, sendo, quatro na quinta-feira e outras duas no período da manhã desta sexta-feira. Os feridos pelas balas da força residual deste partido político, com assento parlamentar, encontram-se em tratamento no Hospital Rural de Muxúnguè.
O pretexto que a Renamo usa para prosseguir com os ataques é o de que seus membros tem sido raptados e de igual modo, a Frelimo em Sofala, também já veio a público manifestar repúdio pelos líderes comunitários e membros da Frelimo sofrerem mesmo fenómeno.
Perante este facto de raptos, será que não se pode encontrar uma forma de encontrar os presumíveis promotores? Será que não pode ser um crime comum e que esteja a ser interpretado como sendo de motivações políticas? Será que com os ataques vai se resolver algo? Ou irá agudizar a tensão que estamos mergulhados desde 2013.[CC/BEIRA]