Nacional

Reprovados na 7.ª transitam para o Ensino Secundário

2022-09-29 12:42:02 (UTC+01:00)

Os alunos que transitarem da 6.ª classe e os reprovados da 7.ª, no corrente ano lectivo, serão integrados no Ensino Secundário em 2023, no quadro da implementação da nova Lei do Sistema Nacional de Educação (SNE).

De acordo com o Notícias "Online" de hoje, a informação foi dada pelo director dos Serviços dos Assuntos Sociais na cidade de Maputo, Artur Dombo, realçando que devido à introdução da 7.ª classe no subsistema secundário, 28 escolas primárias da cidade de Maputo serão transformadas em estabelecimentos de ensino básico, passando a lecionar até à 9.ª classe.

“É verdade que apenas nove escolas estão aprovadas, outras 19 ainda estão em processo de avaliação para alinharem em resposta à "avalanche" de graduados da 6ª e os reprovados da 7.ª classes ”, revelou.

Dombo disse que tem havido muita pressão no sistema, daí que para responder à demanda, no próximo ano, entrarão em funcionamento 36 salas de aulas, sendo 15 no distrito KaMubukwana, 20 no KaMavota, as áreas mais pressionadas, e uma de KaTembe.