Nacional

Reserva Especial de Maputo negocia animais com África do Sul

2015-09-28 10:26:30 (UTC+01:00)

Moçambique e África do Sul estão a negociar a doação de cerca de dois mil e quinhentos animais de diferentes espécies, com vista a continuação do programa de repovoamento da Reserva Especial de Maputo.

MAPUTO – Segundo reportou a Rádio Moçambique, os contactos, ainda na fase inicial, arrancaram na sequência do fim da primeira fase da reintrodução de animais bravios, que decorreu de 2010 com término para o final deste mês.

Esta acção consistiu na transladação de mil cento e quinze unidades de cudo, facoceiro, impala, inhala, zebra, girafa e cocone de diversos parques da província sul-africana de KwaZulu Natal para aquela área nacional de conservação faunística.

O administrador da Reserva Especial de Maputo, Armando Guenha, disse não saber ainda da disponibilidade dos sul-africanos em ceder mais animais à Moçambique, mas destacou a atenção demonstrada por eles durante a etapa iniciada em 2010 e que devia ter terminado em três anos.

De acordo com Guenha, a meta inicial era de transladar, em três anos, mil quinhentos e sessenta animais, mas o objectivo acabou baixando para mil cento e quinze devido a factores adversos. Apesar disso, o número é considerado satisfatório.

Entre as várias barreiras enfrentadas no processo, o Administrador da Reserva destacou o início tardio das operações no primeiro ano, doença impeditiva para a circulação de animais a tempo determinado, exiguidade de espécies para doação bem como condicionalismos de monitoria credível através de contagens aéreas. [OD]