Nacional
Restrição no fornecimento de água volta a assolar Maputo e Matola
2015-12-09 07:49:13 (UTC+00:00)
As cidades de Maputo e Matola voltaram, esta semana, a sofrer restrições no fornecimento de água, devido às constantes interrupções no fornecimento da corrente eléctrica à Estação de Captação e Tratamento de Umbeluzi e aos centros distribuidores.
MAPUTO – Segundo o Notícias, o facto está a condicionar a vida dos cidadãos que procuram, a todo o custo, ter água para o consumo doméstico, acabando por enveredar por práticas como a vandalização das condutas em determinados pontos para tirar a pouca água que ali exista.
A empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) estima que por falta de energia eléctrica mais de 240 mil clientes não se beneficiam do fornecimento regular de água nalguns bairros das cidades de Maputo e do distrito de Boane.
José Ferrete, porta-voz da empresa, disse que os cortes que se verificam no fornecimento de energia eléctrica afectaram a produção e distribuição de água, a partir da Estação de Captação e Tratamento de Umbeluzi até aos centros distribuidores.
“Nos últimos dias, não temos estado a produzir água nos níveis necessários para distribuir aos clientes. De segunda para terça-feira (ontem) registámos dez cortes de energia que afectaram a estação e os centros distribuidores”, explicou.
Acrescentou que enquanto as restrições no fornecimento de energia persistirem, os clientes da sua empresa continuarão a sofrer, porque a quantidade de água produzida não tem sido suficiente para o enchimento dos depósitos. [OD]