Nacional

Restrições de água continuam até próxima época chuvosa

2018-03-23 08:04:52 (UTC+00:00)

O plano de restrições no fornecimento de água potável às cidades de Maputo, Matola e vila municipal de Boane, deverá continuar até à próxima época chuvosa, altura em que se espera a subida dos níveis de retenção na Barragem dos Pequenos Libombos.

MAPUTO- Com as chuvas que caíram no mês passado, os níveis de armazenamento da albufeira aumentou em cinco por cento, para 25.59 por cento, longe de satisfazer as necessidades de consumo.

Diante deste cenário, a alternativa, segundo o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, passa pela abertura de novos furos de água e a reactivação dos existentes em alguns bairros suburbanos.

A estas iniciativas, junta-se a dos parceiros de cooperação que pretendem apoiar o sector com um fundo de dois milhões de dólares para financiar projectos de abastecimento de água durante o presente ano.

O quadro hidrológico foi apresentado ontem, em Maputo, no evento alusivo ao Dia Mundial da Água, que este ano se assinala sob o lema “Ocupar o solo preservando o caminho da água”.

Para a secretária permanente do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Lembrança Muchisso, diante da forma como é a distribuição geográfica dos recursos hídricos no país, o uso racional da água é indispensável.

No mesmo contexto, o representante dos parceiros de cooperação, Michiel Van Der Pompe, defende o recurso a processos naturais mais sustentáveis no uso e aproveitamento da água.

“Moçambique é o país mais vulnerável na região em termos hídricos, pois tem uma hidrologia complexa. Por isso, a segurança requer uma abordagem integrada, com o envolvimento das comunidades no ordenamento territorial”, disse.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e este ano as celebrações acontecem em paralelo com o 8.º Fórum Mundial da Água, que decorre no Brasil. Neste encontro, Moçambique é representado pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete Martinho.




Fonte: Jornal Notícias