Nacional

Restrições no abastecimento de água continuam mesmo com subida de nível do Umbeluzi

2017-02-22 08:09:16 (UTC+00:00)

O nível de água, do Rio Umbeluzi, aumentou com a queda das últimas chuvas, mas nem isso devolve a normalidade no abastecimento de água nos municípios de Maputo, Matola e Boane.

MAPUTO- A Administração Regional das Águas do Sul (ARA-Sul) diz que, com as últimas chuvas, o nível da água no rio Umbeluzi subiu, ainda assim, o cenário contínua crítico e as restrições vão prevalecer.

Segundo a ARA-Sul, citada pelo O País, o nível das águas subiu cerca de 40%, sendo que a bacia regista uma margem de 8 milhões de metros cúbicos, quantidade suficiente para abastecer durante dois meses, pois, mensalmente, gastam-se cerca 4 milhões metros cúbicos, tendo em conta o actual regime de restrições.

“Apesar da chuva, o cenário que se vive está longe de ser ultrapassado, embora tenhamos uma tranquilidade de pelo menos dois meses, pelo facto de a bacia se encontrar num nível estável”, disse.

A informação foi avançada durante os trabalhos da Comissão da Agricultura, Economia e Ambiente da Assembleia da República, que esta terça-feira deslocou-se à barragem dos Pequenos Libombos.