Nacional

Resultados definitivos do apuramento intermédio serão divulgados hoje

2018-10-15 07:16:38 (UTC+01:00)

Já são conhecidos os resultados do apuramento intermédio na maioria das 53 autarquias do país.

MAPUTO- Com excepção de quatro municípios da província de Nampula, até ontem o partido Frelimo vencia em 48 autarquias, a Renamo em quatro e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) em apenas uma, segundo dados divulgados pelas Comissões Distritais de Eleições (CDE).

Os resultados divulgados confirmam a vitória do partido Frelimo na maioria das 53 autarquias do país, com excepção dos municípios da Beira, em Sofala, Quelimane, na Zambézia, Nampula e Nacala-Porto, em Nampula, e Chiúre, em Cabo Delgado.

Os órgãos de gestão eleitoral prometem para hoje a divulgação dos resultados definitivos do apuramento intermédio em todas as 53 autarquias.

Entretanto, a Renamo refere-se a algumas irregularidades ocorridas durante a votação do dia 10 do mês corrente, bem como na fase do apuramento nos municípios de Monapo (província de Nampula), Alto Molócuè (Zambézia), Moatize (Tete), Marromeu (Sofala) e cidade da Matola, em Maputo, alegadamente cometidas para dar vantagem a Frelimo.

O mandatário deste partido, André Magibire, disse que nos próximos dias serão submetidas as devidas reclamações aos órgãos competentes.

Reagindo a esta acusação, o porta-voz do partido no poder, Caifadine Manasse, disse que as eleições autárquicas foram um exercício democrático, no qual os munícipes se fizeram às urnas para decidir sobre os dirigentes da sua preferência.

Acrescentou que a Frelimo respeita esta vontade dos munícipes e vai continuar a trabalhar nas autarquias onde não ganhou, sem olhar para as cores partidárias.