Nacional

Retida tripulação do navio indiano em Inhambane

2016-09-21 08:33:09 (UTC+01:00)

Quinze membros da tripulação do navio indiano que era dado como avariado na costa de Guinjanta, no distrito de Jangamo, na província de Inhambane, estão retidos neste ponto do país.

MAPUTO- A retenção da tripulação indiana irá terminar depois que se proceda à cobrança dos cheques que estes emitiram a favor do Estado moçambicano em cumprimento das obrigações fiscais previstas na lei.

O navio frigorífico Spring Bay foi rebocado na semana passada supostamente para uma doca em Madagáscar, alegadamente para trabalhos de manutenção de forma a prosseguir a viagem de regresso à Índia donde partira nos princípios deste ano para o porto moçambicano de Maputo.

Para sair da costa de Guinjanta, o navio foi rebocado por um rebocador não identificado sem que para o efeito tenha observado as recomendações da equipa de inspectores moçambicanos da segurança marítima.

Esta foi, aliás, a razão pela qual se decidiu a retenção da tripulação como garantia do pagamento de 896.390,04 meticais, valor correspondente ao trabalho de assistência realizado pelas autoridades moçambicanas desde que o navio aportou na costa de Guinjanta. [FI]