Nacional
Reunião internacional debate comércio ilegal de marfim incluindo em Moçambique
2016-01-13 13:51:57 (UTC+00:00)
Uma conferência internacional, que decorre até ao dia 15 de janeiro em Genebra, na Suíça, está a discutir o comércio ilegal de marfim no mundo, incluindo Moçambique e Angola.
MAPUTO- O evento, de acordo com o Notícias ao Minuto foi divulgada no portal da eletrónico da organização não-governamental, denominada, Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
De acordo com a WWF, organizadora da conferência, cerca de 30.000 elefantes são caçados a cada ano, são precisos mais esforços para combater o comércio ilegal de marfim, sendo esse um dos temas principais da reunião em Genebra.
"A decorrer entre 11 e 15 de janeiro, a 66.ª reunião do comité permanente da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagem (CITES) será o mais movimentado de sempre, com um número recorde de participantes e de temas - que incluirá questões relacionadas com elefantes, rinocerontes, tigres e tubarões", referiu a organização.
Em particular, o comité examinará os progressos dos programas de ação nacionais de marfim implementados em 19 países e territórios nos quais existem preocupações no que se refere a este tipo de comércio ilegal.
"A WWF entregou uma lista de recomendações para ao comité permanente da CITES, incluindo a chamada de atenção à Tanzânia e Moçambique, para a entrega de calendários claros para a implementação dos seus programas, assim como à Nigéria, Angola e Laos, para que sejam penalizados devido à falta do seu cumprimento", referiu o texto. [FI]