Nacional
RLB e município da Matola fiscalizam licenças de circulação
2016-12-13 13:05:04 (UTC+00:00)
A RLB Systems em parceria com o município da Matola, estão desde ontem até o dia 16, a fazer uma fiscalização massiva de transportes semi-colectivos de passageiros e licenças de circulação, aos veículos que circulam naquela urbe.
MAPUTO- O processo consiste em verificar se os transportes de passageiros e os camiões que usam as estradas da Matola para transportar as suas mercadorias têm ou não licenças.
Na operação iniciada esta segunda-feira, foram colocados dois pontos de fiscalização, uma perto da Ponte da Matola-rio e outra na Estrada Nacional Numero 4, na zona da Darling, perto da lixeira de Mahlampsene.
Segundo Alípio Fernandes, da RLB Systems, empresa que fornece ao Município da Matola um sistema de gestão de receitas disse que as licenças fornecidas pelo sistema possuem um código R que não podem ser falsificadas.
"Se alterarmos os dados desta licença ao fazermos o scanner ele revela a autenticidade ou não do documento. A falsificação da licença e punida com uma multa de 2. 500 mil meticais e a apreensão da viatura", disse Alípio Fernandes.
De acordo com o nosso inter-locutor, durante esta operação 10 pontos de fiscalização, serão colocados nas principais estradas da Matola e naquelas que muitas vezes são usadas por alguns automobilistas não licenciados.
Por sua vez o vereador de transportes no Município da Matola, disse que o trabalho realizado ontem, visa persuadir as pessoas a cumprirem com as suas obrigações inerentes ao pagamento de taxas de circulação e de transporte.
Alguns veículos fiscalizados, apresentaram licenças passadas a nível provincial enquanto circulam dentro da autarquia, o que segundo o vereador, tem criado constrangimentos.
Segundo o vereador, muitos recorrem a licenças passadas ao nível provincial porque pagam menos, e as mesmas são anuais e já não pagam a taxa da autarquia.
A RLB Systems, é uma empresa que tem vindo a trabalhar com o município da Matola, para ajudar a edilidade a colectar maior receita, e nos últimos dois anos a parceria tem dado bons resultados. [FM]