Nacional
Rogério Manuel não estava habilitado para voar de noite
2018-12-31 03:51:46 (UTC+00:00)
Cinco minutos após descolar do Aeroporto Internacional de Maputo, a aeronave pilotada pelo antigo "boss" da CTA, Rogério Manuel (um Heli C9HRM, tipo R-44 – pertencente à empresa MAPEMO, Lda.), perdeu o contacto com a torre de controlo.
MAPUTO- Segundo noticia a Carta de Moçambique, Rogério Manuel que era portador de um "brevet" para pilotar aeronaves não estava certificado para voar no período da noite sem os instrumentos apropriados para o efeito, porém, por "portas e travessas", terá conseguido uma autorização para descolar.
Rogério Manuel, tinha no currículo várias horas de voo, viajava sozinho com destino ao Bilene. Voava a uma velocidade aproximada de 090-Nós (aproximadamente 180 Km/h), e a 1000 pés de altitude.
De acordo com a Carta de Moçambique, passadas três horas as consideradas "normais" de autonomia de um voo daquela natureza a aeronave não havia estabelecido qualquer contacto com a torre de controlo de Maputo.
Foi nesse sentido que se elaborou uma mensagem de emergência, alertando para o possível desaparecimento da mesma. Logo de seguida, veio a confirmação de que o helicóptero não havia chegado ao local de destino.
Em conferência de imprensa realizada ontem em Maputo, o Comandante João de Abreu, PCA do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), estranhou o facto de Manuel ter decidido pedir autorização para descolar àquela hora da noite (20H30).
Porém, afiançou-nos que os pilotos com experiência considerável como a dele têm a liberdade de voar a qualquer hora do dia ou da noite.
Neste momento, uma equipa composta por elementos do (IACM) e dos Aeroportos de Moçambique está a investigar as reais causas do acidente.
Na conferência de imprensa, foi prometido que daqui a 30 dias será divulgado o relatório preliminar sobre as causas do infortúnio. Porém, o relatório final só estará disponível daqui a um ano.