Nacional
Rogério Zandamela diz que há clientes a retirarem depósitos do Moza
2016-12-16 07:46:15 (UTC+00:00)
O governador informou, esta semana que alguns clientes do Moza Banco estão a retirar depósitos e colocar em outros bancos com receio de um possível colapso.
MAPUTO- “Ainda “há nervosismo” na banca. Os clientes do Moza continuam a retirar os seus depósitos do banco para os colocar noutras instituições bancárias, com medo de os perder, informou, esta semana, o governador do Banco de Moçambique”, Rogério Zandamela, citado pelo O País.
Apesar do Moza já ter recebido oito mil milhões de meticais do Banco Central para continuar a funcionar e estar a ser praticamente gerido pelo regulador financeiro, a instituição bancária está a ficar com menos depósitos, a cada dia que passa. Mas Rogério Zandamela diz que não há razões para pânico.
“Moza Banco é um dos bancos mais seguros do sistema, porque está nas mãos do Banco de Moçambique. Para o Moza Banco quebrar, o Banco de Moçambique também teria de quebrar”, afirmou Zandamela.
Entretanto, o governador do Banco de Moçambique diz que, na altura do anúncio da situação financeira degradada do Moza, o banco tinha problemas de disponibilidade de dinheiro para pagar, por exemplo, cheques dos clientes, mas agora isso não acontece.
A auditoria KPMG está a finalizar um trabalho de avaliação da saúde financeira do Moza, que deverá ser apresentado aos accionistas. É uma avaliação independente, depois daquela que o Banco Central fez, para dar credibilidade ao processo.
Após a apresentação do documento, os accionistas moçambicanos (com 51%) e portugueses (49%) terão uma última oportunidade para dizer se têm capacidade para recapitalizar o banco. Se não tiverem, o banco será imediatamente colocado à venda. [FI]