Nacional
Roubo de medicamentos no país preocupa MISAU
2015-11-12 06:15:56 (UTC+00:00)
O vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, anunciou ontem em Maputo, que uma auditoria feita pelo Ministério da Saúde (MISAU) detectou indícios de desvio de cerca de 10% de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
MAPUTO - Saíde manifestou esta preocupação com a escalada do roubo de medicamentos no SNS, quando falava ontem na capital do país, na abertura de uma reunião nacional da Inspecção-Geral da Saúde.
O nível de roubo de fármacos reduziu nos últimos tempos, assinalou o dirigente, mas continuam a ocorrer sérias irregularidades na gestão dos medicamentos do SNS.
Segundo Mouzinho Saíde, a auditoria analisou amostras de medicamentos avaliadas em cerca de 26 milhões de dólares, mas detectou que havia indícios de desvios de cerca de 10% dessa quantidade.
Em associação com a onda de roubos de medicamentos do SNS, as autoridades determinaram o encerramento de duas farmácias e a aplicação de multas a 24, acrescentou Saíde.
De acordo com o vice-ministro, as actividades inspectivas detectaram situações de não envio de medicamentos para as províncias e a descoberta nas farmácias privadas de medicamentos de uso exclusivo no SNS.
Mouzinho apontou igualmente a ocorrência de casos de despesas não justificadas e o uso de combustível do SNS para fins privados.
Como resultado de acções, o Ministério da Saíde abriu 161 processos disciplinares, que "culminaram com a aplicação de várias sanções", destacou o vice-ministro da Saúde, que não indicou o tipo de medidas disciplinares que as autoridades tomaram.
As autoridades sanitárias receberam este ano 250 queixas de utentes do SNS, tendo sido realizadas inspecções extraordinárias, para averiguar alegados casos de mau atendimento, cobranças ilícitas, desvio de fundos e de bens do Estado, acrescentou Mouzinho Saíde. [OD]