Nacional

Rubis de Moçambique vão ter escritório de vendas na Tailândia

2018-02-01 06:41:39 (UTC+00:00)

Rubis extraídos de minas do norte de Moçambique vão passar a ser vendidos em escritórios a abrir na Tailândia pela mineira australiana Mustang Resources, anunciou a empresa em comunicado.

MAPUTO- A firma explora o subsolo de Montepuez, na província nortenha de Cabo Delgado.

"A Mustang decidiu criar um escritório de vendas e marketing em Chantaburi, na Tailândia, centro do comércio global de rubis, para onde compradores por atacado convergem, oriundos de todo o mundo", referiu no relatório de actividades do último trimestre de 2017.

A decisão de "procurar novos canais de comercialização" surgiu depois de os resultados do primeiro leilão de rubis, realizado em Outubro, terem ficado "abaixo das previsões".

A instalação do escritório na Tailândia está em fase avançada e a Mustang pretende testar as vendas directas 'ainda neste trimestre'.

"A companhia deverá concentrar-se no desenvolvimento de canais de venda a longo prazo e parcerias estratégicas para os seus rubis, em vez de realizar leilões semestrais", acrescenta-se no documento.

Ainda segundo o relatório, as instalações mineiras estão a ser beneficiadas com base na informação recolhida no primeiro leilão e no contacto com potenciais compradores por forma a optimizar o produto a vender.

A Mustang admite ainda no documento de terça-feira divulgado poder vir a instalar uma mina de extracção de grafite em Caula, nas proximidades de Montepuez. O mineral é usado no fabrico de baterias para carros eléctricos e a firma está a desenvolver testes para avaliar a viabilidade do projecto.