Nacional
Salários mínimos: Aumento poderá ser menor que do ano passado
2019-04-25 05:59:49 (UTC+01:00)
A Organização dos Trabalhadores Moçambique - Central Sindical (OTM), não conseguiu junto dos empregadores negociar o salário mínimo, capaz de cobrir a sexta básica, depois de várias negociações com o Governo, sector privado e a entidade.
MAPUTO- A nova tabela salarial será anunciada, oficialmente, por um decreto do Conselho de Ministros. A informação foi tornada pública, na manhã desta quarta-feira, pelo Secretário-Geral da OTM Central-Sindical, Alexandre Munguambe, na cerimónia do lançamento da Semana alusiva ao Dia dos Trabalhadores, que se celebra a 1 de Maio.
Segundo a fonte, este ano, o 1º de Maio, Dia Internacional dos trabalhadores, é comemorado sob o lema “Sindicatos Juntos na luta pelos direitos laborais e sindicais”.
Munguambe disse que o ciclone Idai, que afectou as províncias de Sofala, Manica e Zambézia, esteve no centro das atenções, durante as negociações do salário mínimo.
Referiu que, o Idai condicionou a decisão do salário mínimo a ser pago no país e foi usado como desculpa pelos empregadores, para não aceitar o pagamento de remunerações condignas.
Explicou que a OTM Central Sindical não está apenas interessada com o pagamento de salários altos, mas também, em salvaguardar muitos postos de trabalho destruídos pelo ciclone Idai, nas províncias em alusão.
A reconstrução das infra-estruturas vai garantir a manutenção de muitos posto de trabalho e a criação de outros, para empregar mais moçambicanos, que estão no desemprego, referiu o Secretário-Geral.
A fonte lembrou que as comemorações do 1º de Maio deste ano coincide com o Centenário da Organização Internacional do Trabalhador (OIT), de que Moçambique é membro e tem como lema ”o futuro do trabalho, cujo foco são as novas formas de trabalho, que incluem a digitalização e automatização”.
Munguambe apelou aos trabalhadores a reflectirem em volta deste lema, nos seus locais de trabalho e nas Organizações Sindicais.