Nacional

SASOL retoma actividades após ciclone Dineo

2017-02-21 06:26:11 (UTC+00:00)

A actividade produtiva do gás natural da petroquímica sul-africana, Sasol, na província de Inhambane, retomou apesar de não ter sofrido os efeitos do ciclone Dineo que dilacerou quarta-feira 12 distritos daquele ponto do país.

MAPUTO- Segundo informa a Rádio Moçambique, o chefe do gabinete de imprensa, Alex Anderson, os ventos fortes e chuvas fizeram-se sentir na região de Temane, mas a empresa implementou medidas de resposta que permitiram proteger tanto o seu pessoal quanto os bens patrimoniais.

Desta feita, esforços estão em prática visando reatar a actividade extractiva na área do Acordo de Partilha da Produção em busca de novas fontes de gás e petróleo, mas que tiveram de ser suspensos temporariamente.

A Sasol constitui a principal fonte de gás natural para os consumidores na África do Sul e Moçambique. Extrai o hidrocarboneto das jazidas existentes em Temane e é bombeado para a central existente na África do Sul.

De acordo com a Rádio Moçambique, a Sasol vai publicar, no dia 27 do mês em curso, os resultados referentes aos seis meses até Dezembro. Na mais recente actualização dos mercados prévia uma queda de 34 para 44 por cento, comparado com igual período em 2015, por causa das diferenças cambiais, uma grave ameaça às suas minas de carvão e a provisão reversiva no ano anterior.

O ciclone tropical Dineo provocou a morte de sete pessoas na província de Inhambane e afectou mais de 600 mil pessoas, segundo dados do Centro Operativo de Emergência do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, INGC.