Nacional
SC:Madeira nacional deve ser processada localmente
2016-10-24 11:07:28 (UTC+01:00)
Apostar na industrialização e no processamento interno de produtos florestais para gerar emprego e reduzir a dependência externa em relação aos bens feitos a base de madeira é o modelo que o país deve adoptar.
MAPUTO-A ideia foi expressa há dias pela sociedade civil em representação das zonas sul, centro e norte, num workshop sobre o plano de maneio florestal que teve lugar na capital provincial da Zambézia, Quelimane.
Intervindo no evento promovido pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), os participantes afirmaram ser inconcebível que um país com uma vasta extensão de florestas continue a depender exclusivamente das importações de papel para alimentar a indústria gráfica nacional.
Para além do papel, segundo argumentaram, Moçambique compra ainda de países vizinhos como Zimbabwe e Malawi postes de eucalipto para o transporte de energia eléctrica, barrotes de pinheiro para a construção civil e muitos outros derivados de madeira.
Por conta disso, consideraram ser urgente adoptar uma política que incentive a construção de fábricas para a produção de papel, visando reduzir os custos de importação deste material. [VM]