Nacional

SENAMI “lança” operação contra migração ilegal

2024-05-22 12:46:29 (UTC+01:00)

O Serviço Nacional de Migração na cidade de Maputo (SENAMI) está a realizar, desde ontem, uma campanha contra estrangeiros com permanência ilegal no país.

No primeiro dia de actividades, o SENAMI reuniu-se na Praça de Touros com um grupo de estrangeiros para o transmitir as normas jurídicas aplicáveis no território nacional e devolver às origens os cidadãos sem permissão para residir no país.

Felizardo Jamaca, porta-voz da Migração na cidade de Maputo, disse, no encontro, que é importante denunciar o auxílio da migração ilegal, bem como albergar cidadãos sem a devida documentação. Estas infracções, segundo ele, configuram contravenções e podem ser penalizadas pelas autoridades.

“Mercê a coordenação da comunidade conseguimos identificar centenas de estrangeiros a desempenharem diferentes actividades económicas de forma ilegal, principalmente ligadas à venda de peças de viaturas. A operação de fiscalização vai prosseguir em diversos locais, com realce para mercados, estabelecimentos comerciais e praças, com o intuito de minimizar significativamente a presença de ilegais”, disse.