Nacional

Sete dias de luto nacional por Marcelino dos Santos

2020-02-13 07:59:55 (UTC+00:00)

O Conselho de Ministros decretou luto nacional de sete dias, a partir de hoje, na sequência do desaparecimento físico do Major General Marcelino dos Santos, ocorrido nesta terça-feira em Maputo, vítima de doença.

MAPUTO- Marcelino dos Santos foi proclamado Herói Nacional em Junho de 2015, em reconhecimento à dimensão e relevância dos seus feitos em prol da libertação nacional contra o colonialismo, racismo e outras formas de opressão e dominação, e todos os serviços prestados ao país e ao Estado moçambicano.

Reunido ontem na sua segunda sessão extraordinária, o Governo decidiu, igualmente, realizar um funeral de Estado a 19 de Fevereiro corrente, e um velório a 18 de Fevereiro na Praça da Independência, na capital do país.

Durante os sete dias de luto nacional, a bandeira será içada a meia haste em todo o território nacional e nas representações diplomáticas do país no estrangeiro.

O porta-voz da “extraordinária” do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, explicou, no final da sessão, que as decisões do Governo se fundamentam na dimensão dos feitos de Marcelino dos Santos, da sua vida e obra, com destaque para actos relevantes, que exigiram sacrifício, coragem, audácia e abnegação na resistência contra a ocupação estrangeira.

A morte de Marcelino dos Santos, também conhecido como Kalungano no meio literário, foi anunciada publicamente pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na tarde de terça-feira, no final do comício popular que orientou na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado.

Na ocasião, o Chefe do Estado disse que não foi necessário esperar pela sua morte para que fosse declarado herói nacional, estatuto para o qual foi proclamado em Junho de 2015.