Nacional

SIMO: Zandamela ouvido pela Comissão do Plano e Orçamento da AR

2018-11-20 06:18:54 (UTC+00:00)

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, vai ser ouvido na manhã de hoje pela Comissão do Plano e Orçamento (audição parlamentar) da Assembleia da República (AR).

MAPUTO- A Comissão do Plano e Orçamento da AR, quer ouvir Rogério Zandamela, sobre os contornos do colapso no funcionamento das transacções electrónicas financeiras, envolvendo a Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO).

O apagão que se verifica nas ATM´s e POS´s, desde sexta-feira, deve-se a falta de pagamento e outros incumprimentos da Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO), anunciou em comunicado, a empresa portuguesa de novas tecnologias Bizfirst.

O sector privado anunciou ontem que perde cerca de cinco milhões de meticais (mais de 80 mil dólares norte-americanos) devido ao apagão.

Segundo a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a indisponibilidade dos meios electrónicos de pagamento está a afectar o ambiente de negócios em particular os consumidores e as empresas que vêem a sua facturação diária comprometida.