Nacional

Sobre a Liderança da Renamo (2)

2018-10-30 10:10:37 (UTC+00:00)

Ndaus e Macuas lutam pelo poder enquanto Machuabos podem entrar na corrida

BEIRA - O que parecia, ontem simples, para a sucessão de Afonso Dhlakama para a nova liderança da Renamo, hoje, o processo ficou cada vez mais difícil e sem uma solução a vista. Questões tribais estão a jogar pela desunião da perdiz.

Se um por um lado, o actual coordenador interino da Comissão Político da Renamo, Ossufo Momade, que se encontra junto dos homens armados da Renamo, em plena Serra da Gorongosa, era dado como homem certo para a Presidência da Renamo, por potro, com a entrada de Elias Dhlakama (irmão mais novo do finado líder da Renamo), o cenário anteriormente desenhado, muda de figurino.

Elias Dhlakama que há sensivelmente um mês Comandante dos Reservistas nas FADM, pediu ao Presidente da República, Filipe Nyusi, para o exonerar, para estar à disponibilidade da vida civil ou política, veio atiçar mais o fogo com esta sua decisão complicando a vida ao Ossufo Momade.

Figuras como os deputados Ivone Soares e Saimone Macuiana, este último, altamente discreto nas suas ambições politicas, apoiam, ainda que “em voz baixa”, a entrada de Elias Dhlakama na liderança da Renamo. Mas encontram vozes do contra que pontuam Ossufo Momade pelo actual desempenho nas autárquicas e, sobretudo, ter conquistado votos no maior círculo eleitoral do país, a província de Nampula e de “descentralização” do poder na Renamo para não ser um partido dos ndaus, que estão no poder a mais de 40 anos.

Momade também entra em vantagem pela sua actual conivência com a ala militar, mas como aparou a FOLHA DE MAPUTO, o maior número de homens resíduas da Renamo são da Zambézia que também terão uma palavra a dar no processo de sucessão.

A Renamo está receptível a figura de Raúl Domingos, mas não para entrar na liderança. O Manuel Bissopo, reduziu-se a si próprio, de tal forma que a derrota diante do Cabeça de Lista do MDM, Daviz Simango e também da Cabeça de Lista da FRELIMO, Augusta Maita, desqualificou o homem para o tão apetecível cargo.

Perfil do Novo Líder da Renamo (Texto 3)