Nacional

Subida de preços "afugenta" clientes no mercado de Xipamanine

2016-08-09 14:07:28 (UTC+01:00)

O custo de vida está cada vez mais alto e esta é uma das coisas que faz com que o mercado de Xipamanine, arredores da cidade de Maputo registe fraca afluência nestes últimos dias.

MAPUTO-Os consumidores, têm dificuldade em se adaptarem devido a baixos salários que auferem.

Teresa Samuel vendedeira de peixe no mercado de Xipamanine, um dos maiores mercados informais do país afirma que nível de compra reduziu significativamente nos últimos tempos devido a subida do preços dos produtos básicos daí que tem tido dificuldades para sustentar a sua família.

"Eu vendo neste mercado há mais de 25 anos e sustentei os meus fillhos com a venda desses produtos que hoje em dia estão a chegar a preços assustadores e já não consigo aguentar porque a vida está cara", disse.

Quem passa da mesma situação que a Teresa são os vendedores que vendem os produtos de primeira necessidade que vezes sem contas tem dificuldades em pagar as taxas fixas no mercado.

"Nós já não aguentamos. Por isso pedimos que o nosso presidente faça alguma coisa por nós. Principalmente nós as "mamanas" dos mercados que sustentamos os nossos filhos com o pouco que conseguimos", desabafou Celma Daúde.

Alguns produtos chegam a apodrecer nas bancas por falta de clientes.[AM]