Nacional
Sul - africana interditada de trabalhar no país por falsificação de nacionalidade
2016-04-01 14:30:21 (UTC+01:00)
A ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, retirou, e com efeitos imediatos, a licença de trabalho em Moçambique da cidadã de nacionalidade sul-africana Sónia Jacob, por falsificação da sua identidade.
MAPUTO-Segundo um comunicado do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), Sónia Jacob exercia a função de Chefe de Departamento de Higiene e Segurança no Trabalho na empresa Terminal de Carvão da Matola (TCM), na província de Maputo.
"Sónia Jacob foi interpelada na posse de um Bilhete de Identidade moçambicano, o qual a identificava como moçambicana, não obstante possuir um passaporte ostentando a nacionalidade sul-africana", refere o comunicado.
Para aferir a verdadeira nacionalidade da cidadã, segundo o MITESS, a Inspecção-Geral do Trabalho solicitou confirmação junto da Direcção Nacional de Identificação Civil (DIC), a qual confirmou a falsidade documental da senhora Sónia Jacob, o que, inclusive, resultou na confiscação do seu Assento de Nascimento (nº 10336-B/1981, Livro 26), supostamente lavrado pela Conservatória do Registo Civil da Matola, de forma fraudulenta, bem como o Bilhete de Identidade.[AM]