Nacional

Sul-africano raptado em Palma pode ser mandante de ataques terroristas

2018-08-02 09:37:29 (UTC+01:00)

O empresário sul-africano Francis Hanekon, raptado ontem em Palma, pode ser o mandante dos ataques armados que têm acontecido na região, segundo rumores que circulam nos últimos dias.

MAPUTO- A mulher do empresário em declarações a Lusa, diz que essas alegações não fazem sentido, e garante que Andre Hanekon "sempre foi boa pessoa e amiga de todos".

A esposa do empresário raptado e suposto mandante dos ataques naquela região do país, receia que possa haver inimizades relacionadas com o "sucesso nos negócios" do seu marido, que está numa zona "privilegiada" de Palma.

Povoações remotas da província de Cabo Delgado, situada entre 1.500 a 2.000 quilómetros a norte de Maputo, têm sido saqueadas com violência por desconhecidos desde Outubro de 2017, provocando um número indeterminado de mortes e deslocados.

Os grupos que têm atacado as aldeias nunca fizeram nenhuma reivindicação nem deram a conhecer as suas intenções, mas investigadores sugerem que a violência está ligada a redes de tráfico de heroína, marfim, rubis e madeira.

Os ataques acontecem numa altura em que avançam os investimentos de companhias petrolíferas em gás natural na região, mas sem que até agora tenham entrado no perímetro reservado aos empreendimentos.