Nacional

Tempo fresco deverá prevalecer até amanhã

2017-09-28 06:33:59 (UTC+01:00)

A cidade e província de Maputo continuarão a registar tempo fresco até amanhã, depois de chuvas, aguaceiros, trovoadas e ventos fortes com rajadas ocorridas na noite de terça-feira.

MAPUTO- A vaga de frio deverá afectar também a província de Gaza, com a possibilidade de ocorrência de chuvas fracas, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

O fenómeno está associado a um sistema de baixas pressões que criou uma convergência em altitude, factor que levou à ocorrência de trovoadas severas, ventos com rajadas, chuvas e queda de granizo no princípio da noite de terça-feira.

"Quando temos uma situação em que a convergência em altitude é forte, observa-se esta situação em que cai chuva em forma de gelo", explicou Acácio Tembe, chefe do Departamento de Previsão do Tempo do INAM.

Referiu que estes eventos já estavam previstos, sendo associados à passagem de frentes frias, muito comuns na zona sul. Após a sequência de dias frescos, a temperatura deverá aumentar gradualmente.

Para hoje, espera-se a continuidade de temperaturas baixas rondando entre os 22 e 25 graus, mas com tendência de subir a partir de amanhã. No entanto, não há para os próximos dias previsão de chuva significativa, até porque da actividade convectiva de terça-feira a atmosfera libertou muita energia para dissipar o aquecimento.

As chuvas registadas na noite de terça-feira, consideradas moderadas, dado que a precipitação esteve abaixo de 30 milímetros, tiveram o carácter particular de se deslocar do interior para o mar, contrariamente ao que tem sido habitual.

As temperaturas baixas seguem-se ao calor intenso nas primeiras semanas do mês de Setembro em curso, com origem em massas de ar quente trazidas por sistemas de baixas pressões térmicas, que incidem sobre as províncias de Maputo e Gaza.

O mês de Setembro é a fase de transição do tempo seco para o húmido que, segundo o INAM, começa a 23 de Setembro. Nesta transição, verifica-se, por um breve período, a Primavera.

As previsões climáticas indicam que a época chuvosa que começa em Outubro será caracterizada por precipitação acima do normal, com maior intensidade de Janeiro a Março.