Nacional

Transportes

Terminal da Junta passa á ser também internacional

2016-03-03 08:33:13 (UTC+00:00)

À partir de amanhã, os transportadores de passageiros para a África do Sul que vinham usando o Terminal Internacional da baixa da cidade de Maputo, passam, a ter a Junta como ponto de partida.

MAPUTO- O Conselho Municipal de Maputo reuniu-se ontem com os representantes de cinco associações cujos membros fazem o transporte de passageiros para a África do Sul e das duas que operam nas rotas Baixa/Ressano Garcia e Baixa/Namaacha, para informar sobre o encerramento do espaço e a respectiva transferência para o Terminal da Junta que passa a ser para além de interprovincial, também internacional.

O encontro, de acordo com o Notícias, foi caracterizado por momentos de tensão, principalmente quando os responsáveis dos terminais rodoviários disseram que os transportadores só poderão deixar a Junta na condição de seguirem para os destinos indicados na documentação passada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações.

Na prática a escolha dos destinos é determinada pelos transportadores internacionais na hora de embarque de passageiros não observando criteriosamente o que vem plasmado no documento escrito pelo Ministério dos Transporte.

O clima de tensão só abrandou com a cedência dos responsáveis municipais dos terminais a proporem a Junta somente como espaço a ser usado para as viagens para a África do Sul e deixar-se o ordenamento de escalas ao critério das associações. [FI]