Nacional

Terra tremeu na Zambézia

2018-03-09 06:41:21 (UTC+00:00)

Duas crianças ficaram ligeiramente feridas e duas escolas registaram danos nalgumas paredes, em resultado de dois abalos sísmicos registados na manhã de ontem, na província da Zambézia, com epicentro na localidade de Chire, distrito de Morrumbala.

MAPUTO- Segundo o Instituto Nacional de Minas (INAMI), o primeiro abalo teve a magnitude de 5.6 graus na escala de Ritcher, e ocorreu às 10:49 horas e teve epicentro a 6.4 quilómetros de profundidade. O segundo, de magnitude 5.2 graus, deu-se às 11:52 horas a uma profundidade de 10 quilómetros.

Uma nota do INAMI recebida na nossa Redacção acrescenta que o sismo foi sentido nas províncias de Tete, Zambézia, Manica, Sofala, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, bem como no Malawi, Zâmbia e Zimbabwe.

Uma das crianças sofreu fractura no braço em Milange, onde os abalos provocaram danos na Escola Secundária Joaquim Maquival. A segunda é da localidade de Vulalo, posto administrativo de Milange-sede, onde houve ainda rachas numa das salas de aula da Escola Primária local.

A nota avança que o Instituto Nacional de Minas, entidade responsável pela monitoria da actividade sísmica em Moçambique, está em permanente contacto com as autoridades administrativas dos distritos afectados para monitorar a situação.