Nacional

TETE: indústria e comércio promove mais de 300 feiras

2016-10-08 07:57:14 (UTC+01:00)

A Direcção Provincial da Indústria e Comércio de Tete, promoveu mais de 300 feiras comerciais, desde o princípio do ano até esta parte, com o objectivo de influenciar ou regular os preços de produtos, com destaque para os de primeira necessidade.

MAPUTO - O facto foi ontem revelado pelo director provincial da instituição, em Tete, João Feliciano, explicando que as feiras comerciais estão a ter bons resultados nos locais onde foram e estão a ser promovidas, com destaque para as zonas que fazem fronteira com os países vizinhos, como Malawi, Zâmbia e Zimbabwe, que registavam subida galopante de preços de produtos.

A outra vantagem das feiras comerciais é de permitir o equilíbrio, em termos da oferta de produtos nas zonas afectadas pela estiagem e seca, porque os que produziram o suficiente alocam onde não existe boa produção agrícola, tal é o caso dos distritos de Changara, Marara, Cahora Bassa e Mágoe, seriamente assolados pela seca.

“Várias comunidades beneficiaram das feiras comerciais, facto que permitiu que quem não tivesse os produtos alimentares pudesse os comprar a partir da venda dos seus gados, como bovino e caprino e porque não o peixe chicoa ou pende da albufeira de Cahora Bassa”, explicou João Feliciano.

As feiras comerciais contam com a participação de agentes económicos da província de Tete, que junto às comunidades produtoras abrangidas fizeram e fazem as trocas comerciais.[EL]