Nacional
Todos distritos de Inhambane conectados a rede bancária
2019-05-11 05:02:21 (UTC+01:00)
Todos os distritos da província de Inhambane já estão cobertos por instituições bancárias, no âmbito do programa “Um distrito, Um Banco,' lançado em 2016 pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Com efeito, o Presidente da República inaugurou hoje, na vila-sede do distrito de Funhalouro, um balcão do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), marcando o cumprimento integral da promessa para esta província do sul de Moçambique.
Discursando na ocasião, Nyusi manifestou o compromisso do governo de continuar a trabalhar no sentido de que todos os distritos do país (154) tenham, pelo menos, uma instituição financeira, um dos factores que contribuem para o incremento da actividade económica.
Segundo o estadista, o governo, juntamente com os seus parceiros e a banca comercial, espera investir, até finais do presente ano, cerca de um bilião de meticais (um dólar vale cerca de 63 meticais, ao câmbio corrente).
Actualmente, 115 distritos já contam com uma instituição bancária, num investimento de cerca de 500 milhões de meticais.
O Chefe do Estado moçambicano lembrou que, antes do lançamento deste programa, a situação era preocupante, principalmente nas zonas rurais, onde as pessoas percorriam longas distâncias para encontrar o banco mais próximo.
“Registamos, com preocupação, que nas zonas rurais cerca de um terço da população percorria mais de três horas ou todo o dia para ter acesso aos serviços financeiros”, afirmou.
Como exemplo, Nyusi anotou que “os nossos professores, agricultores, enfermeiros, funcionários públicos, agricultores e comerciantes eram obrigados a percorrer quilómetros para aceder a esses serviços”.
A situação concorria para o baixo rendimento nas actividades laborais de qualquer destes sectores, com implicações negativas para o desenvolvimento do país.
Com o lançamento desta iniciativa, segundo o Presidente da República, foi possível passar de 85 para 115 distritos cobertos por instituições financeira. Recordou que, aquando do inicio do actual ciclo de governação, a questão da bancarização fazia parte do rol de um conjunto de desafios que deviam, necessariamente, serem resolvidos.
No seu discurso, Nyusi apelou as diferentes camadas sociais, cada um no seu sector de actividade, para o incremento da produção, como condição fundamental para valorização do investimento feito, a luz desta iniciativa.
“O banco só pode funcionar se nós formos capazes de produzir. Este banco não esta aqui para embelezar a vila”, ironizou Nyusi.
Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva do BCI, Paulo Sousa, revelou que um total de 19 agências ou balcões foram instalados, no âmbito do programa “Um Distrito, Um Banco”.
Actualmente, segundo Sousa, estão em obras oito agências em igual número de distritos, de diferentes províncias, e que mais duas estão projectadas para os próximos tempos,
“Em todas as nossas agências, temos 17 ATMs (Caixas Automáticas) em pleno funcionamento e cerca de 18 mil cartões bancários foram emitidos”, disse.[CC]