Nacional

Tomás Timbane avisa para retrocesso do Estado de Direito

2016-11-17 09:28:21 (UTC+00:00)

O antigo bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Tomás Timbane avisou ontem, que o retrocesso nas conquistas do Estado de Direito já não é apenas um risco, mas uma realidade resultante da instabilidade que se vive no país.

MAPUTO- "Isso já está a acontecer, a partir do momento em que as pessoas não podem circular livremente, em que assistirmos a mortes inexplicadas em vários pontos do país. Estamos a perder o combate e as conquistas que fomos tendo ao longo o tempo", defendeu o ex-bastonário em declarações aos jornalistas, à margem do lançamento do seu novo livro, "Ordem no Estado de Direito".

Tomás Timbane, bastonário da OA durante três anos até ao início de 2016, citado pelo Notícias ao Minuto, sustentou que tem de haver uma consciência do país no seu todo da situação atual para que os direitos e liberdades fundamentais sejam respeitados e para que os responsáveis pelos crimes não saiam impunes

"Não estamos a falar de uma coisa que vai acontecer, ela está a acontecer", alertou, numa referência à crise militar entre as forças do Governo e da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido de oposição, que afeta a circulação de pessoas no centro do país e que tem envolvido relatos de raptos e assassínios de dirigentes dos dois lados.

Tomás Timbane descreve o seu livro como um testemunho dos três anos que liderou a OA, durante os quais exprimiu duras mensagens sobre a independência de órgãos de justiça e da Polícia de Investigação Criminal, abusos e corrupção nas corporações policiais e contundentes discursos de repulsa pelos assassínios de magistrados e juristas. [FI]