Nacional
Transportadores da “Junta” manifestam-se por mudanças
2016-09-30 11:46:00 (UTC+01:00)
Os transportadores do sector internacional do Terminal Rodoviário da Junta, na cidade de Maputo, manifestaram-se ontem defronte do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) para exigir o fim de alegados desmandos que reinam no terminal.
MAPUTO- Os transportadores exigem e ainda a flexibilização das licenças e permissões de viagem.
Devido à manifestação a circulação de viaturas ficou condicionada por várias horas na Avenida Mártires de Inhaminga, na zona baixa da cidade, e a Polícia da República de Moçambique (PRM) foi chamada ao local para amainar os ânimos dos transportadores, informou o Notícias.
Segundo os operadores, tudo começou nas primeiras horas da manhã, após o bloqueio de uma viatura do sector internacional por um agente da Polícia Municipal, alegando cumprimento de instruções do Ministério dos Transportes e Comunicações.
O mal-estar entre os operadores já se arrasta por vários dias e este episódio serviu de desculpa para a manifestação, sob alegação de “saturação”.
As cinco associações de transportadores com interesses na carreira internacional acusam a MOSATA (Associação Moçambicana de Transportadores), por sinal a mais antiga, de estar a impedir a saída das viaturas dos membros de outras agremiações por não disporem de parcerias com organizações congéneres no estrangeiro, à luz dos acordos bilaterais da SADC.
Dentre várias reclamações, posteriormente apresentadas à tutela, constam a morosidade na atribuição de licenças e documentos de viagem (permits), cuja emissão chega a durar entre um e três meses. Estes documentos, com validade de um ano, autorizam o transporte de passageiros de Moçambique para a África do Sul e Suazilândia e vice-versa. [FI]