Nacional

Travessia para África do Sul num caos

2017-12-19 08:05:18 (UTC+00:00)

O dia de ontem foi terrível na travessia de Moçambique para a África do Sul através da fronteira de Ressano Garcia. Cerca de 8 horas de tempo foi a media de tempo que cada cidadão tinha que esperar para atravessar para o nosso vizinho.

MAPUTO- Uma enchente de pessoas mas principalmente de camiões tornou a via praticamente intransitável em especial depois dos camiões terem ocupado a via do troço Ressano Maputo passando a circulação na via a estar praticamente inviável.

Do lado Sul-Africano também não estava fácil a passagem para Ressano embora a espera fosse menor de cerca de 1 a 2 horas.

Esta demora não se deve somente a uma invulgar enchente que ja é normal por estas alturas do ano, mas deve-se fundamentalmente devido a introdução de um novo sistema de manueio de passaporte onde o cidadão tem que colocar as impressões digitais num dispositivo electrónico e depois tirar uma foto, algo que torna o período de “manuseio” de cada pessoa em torno dos 10 minutos, ou seja, conjugado com o período de maior fluxo - esta feita a receita para o desastre.

A nossa reportagem falou com a supervisora da fronteira do lado Sul-Africano que nos confidenciou que o momento da instalação do sistema foi muito inoportuno e que mesmo com muito treino os tempos de manuseio tenderão a ser sempre os mesmos. Quem sofre é como sempre o povo.