Nacional
Três menores abandonados na Maxaquene “A”
2018-07-05 11:20:26 (UTC+01:00)
Três menores vivem, há mais de dois meses, sem protecção de um adulto, no bairro da Maxaquene “A”, na cidade de Maputo, desde que a mãe foi presa indiciada de roubo.
MAPUTO- Trata-se de duas meninas de dois e oito anos e um menino de 12, órfãos de pai e que não conhecem outros parentes.
A casa onde vivem não oferece segurança, além de que dormem no chão, confeccionam os alimentos em latas. Para que tenham o que comer, o mais velho faz trabalho braçal para os vizinhos quando solicitado para o efeito.
No local, a menor de oito anos, que disse chamar-se Elsinha, que contou que estavam há dois dias sem se alimentar.
“É muito triste a forma como vivem estas crianças, pois estão expostas ao perigo. Por exemplo, a menina de oito anos já foi violada sexualmente por quatro vezes. Elas não estudam, não têm assistência médica, alimentam-se pessimamente, nem possuem roupas para se proteger do frio”, disse Joana Inguane, que vive nas imediações.
Augusta Monteiro, outra residente, lamentou o facto de as autoridades não apoiarem as crianças.
Entretanto, o chefe do quarteirão 21, Simão Mahumana, disse que já participou o caso à estrutura do bairro, que por sua vez se aproximou da Acção Social no círculo da Maxaquene “A”. Esta estará à procura de algum parente dos menores ou vagas no infantário para abrigá-los.
Fonte e Foto: Jornal Notícias