Nacional
Três pessoas detidas por agredirem testemunha na Beira
2015-07-17 10:55:11 (UTC+01:00)
Três pessoas foram detidas na manhã de quarta-feira, por agredir fisicamente uma testemunha, à entrada do Tribunal Judicial da Beira. A detenção, foi ordenada pelo Juiz Alberto Assane, afecto à 5ª Secção daquela instância judiciária, em Sofala.
MAPUTO - Segundo o matutino “Notícias”, o magistrado interveio pessoalmente para acudir a escaramuça, tendo ordenado a detenção dos indivíduos mais activos na agressão a Júlio Martins, testemunha num processo, cujo réu, já preso, é acusado de prática de homicídio contra uma menor. O ataque à testemunha à porta do tribunal aconteceu depois de o juiz Alberto Assane ter interrompido a sessão do julgamento com vista a apurar mais elementos sobre o caso.
De acordo com o mesmo jornal, um membro da família do réu se lançou contra a testemunha por julgar que era a fonte da detenção do seu filho conhecido pelo único nome de Ismael, detido desde Janeiro.
O ambiente de desordem que se gerou levou momentaneamente à paralisação do tribunal.
O réu foi encontrado a dormir numa banca, junto à qual jazia um corpo de uma menor que se provou ter perdido a vida na sequência de uma violação sexual. Ismael negou, entretanto, o seu envolvimento no assassinato da menina, cuja idade não foi revelada.
O réu terá dito que foi estudante do Instituto Industrial e Comercial da Beira, mas após diligências, o tribunal provou que tal declaração era falsa.
O juiz Alberto Assane, que interrompeu a sessão para mais diligências, advertiu o réu que a mentira torna a sua situação mais complicada, devendo ver agravada a pena caso haja indícios da sua culpa.[OD]