Nacional

Trinta alunos desmaiaram ontem em Lichinga

2015-07-21 07:04:41 (UTC+01:00)

Pelo menos trinta alunos da Escola Secundária Amizade, na cidade de Lichinga, na província de Niassa, desmaiaram na manhã de ontem, facto que acontece pela quarta vez num período de dois anos.

MAPUTO- Os alunos em causa deram entrada no Hospital Provincial de Lichinga, onde foram observados, e depois regressaram às respectivas residências.

As razões dos frequentes desmaios ainda não são conhecidas, mas segundo o Jornal Notícias, que cita algumas testemunhas, os desmaios têm a ver com o facto de a escola ter sido construída num local, onde em tempos foi um cemitério, reclamando os espíritos das pessoas ali enterradas a “usurpação” do seu espaço.

Os responsáveis da saúde mental têm outra explicação sobre o assunto, afirmam tratar-se de excesso de dopamina no sistema nervoso central dos afectados.

A dopamina é um neurotransmissor, ou seja, uma substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas, auxiliando na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática. [FM]